De todos os possíveis problemas de vômito e sensibilidade estomacal que um Shih Tzu pode desenvolver, esse é o mais comum.
Vômitos Amarelados
A substância será um líquido amarelo que varia em espessura, mas não terá nenhum pedaço sólido de alimento e, às vezes, terá uma espuma branca entrelaçada com ele. Em alguns casos, será uma cor verde pálida amarela. Isso indica um cão vomitando a bile no estômago.
Por que isso acontece:
É fácil supor que o vômito é causado por algo que foi comido; no entanto, quando um Shih Tzu vomita bile, isso geralmente é devido ao estômago estar muito vazio. O estômago está tão vazio que a bile se agita e ocorre um refluxo que faz com que a bílis seja vomitada.
Em casos raros (aproximadamente 2%) isto é causado por uma inflamação do intestino delgado ou por gastrite.
O que fazer:
Se isso está acontecendo com o seu Shih Tzu, você vai querer olhar para o horário de comer do seu cão e fazer algumas mudanças.
Adicionar uma refeição extra ao dia ou lanches extras geralmente ajuda a acalmar as coisas, já que o Shih Tzu têm trato gastrointestinal e a comida é absorvida rapidamente, deixando o cão sem comida no estômago para agir como uma almofada.
Por exemplo, se o seu Shih Tzu normalmente come duas refeições de 1/2 xícara, você pode dividi-lo em três refeições de 1/3 xícara, o que impedirá que o estômago fique excessivamente vazio a qualquer momento e ajude a parar o problema do vômito. Se o seu cão já estiver a comer três refeições, acrescente um lanche extra seco.
Como é fácil oferecer demais em qualquer refeição, dificultando que um cão fique com fome algumas horas depois, pode ajudar marcar a tigela do seu Shih Tzu na linha de alimentação “normal” e marcar uma nova linha que você usará como guia para oferecer uma porção menor.
Se o seu Shih Tzu ficar sem comer enquanto estiver longe de casa, você pode encorajar o seu cão a comer, adicionando ração a um brinquedo de lançamento de tratamento. Para tornar isso tentador, misture a ração com 100% natural manteiga de amendoim lisa ou misture em uma pitada de óleo de peixe.
Se um Shih Tzu vomitar pedaços de comida logo após comer
Razões:
1. Comer muito rapidamente ou muito de uma só vez.
Se o seu Shih Tzu está engolindo comida muito rápido, você vai querer usar um método para retardar isso. Para raças maiores, uma tigela de alimentação lenta geralmente faz o truque. Mas, você vai querer usar uma tigela de aço inoxidável, pois o plástico pode causar uma série de problemas e, normalmente, para as raças de brinquedo, as únicas tigelas de alimentação lenta disponíveis são feitas de plástico.
2. Intolerância alimentar.
Quando um cão é alérgico a um ingrediente alimentar, isso muitas vezes se manifesta com erupções cutâneas e problemas de pele (incluindo comichão na pele). No entanto, quando um cão tem uma intolerância alimentar, pode causar um cão a vomitar depois de comer.
Se um Shih Tzu tiver esse tipo de intolerância, os culpados mais comuns são os conservantes sintéticos, corantes, aromatizantes ou subprodutos que são adicionados a alguns alimentos inferiores. Outros ingredientes que podem causar problemas incluem soja, milho ou grãos. Embora menos provável, mas ainda possível, algumas proteínas podem causar problemas, incluindo frango, que é geralmente muito bem tolerado pela maioria dos cães.
Se um Shih Tzu vomitar durante ou após o exercício
Se o seu cachorro tende a vomitar durante o exercício (em caminhadas, brincadeiras, etc.) ou logo depois de um exercício, isso geralmente ocorre porque a comida não se acomodou antes que o corpo entre em um estado de maior nível de atividade.
Isso geralmente não é um problema sério e muitas vezes pode ser resolvido simplesmente deixando passar uma hora entre uma refeição e uma caminhada; Este é um conselho padrão para evitar o inchaço, que pode afetar qualquer raça de cachorro.
Além disso, certifique-se de que você não está exercitando demais o seu cão ou exercitando o seu Shih Tzu de uma maneira que enfatize o corpo (como muita atividade no calor do verão ), e certifique-se de tempo caminha para a parte da manhã e no final da tarde, quando a temperatura é mais fria.
Se um Shih Tzu estiver levantando a seco ou fazendo movimentos que indiquem que ele está tentando vomitar, mas nada está saindo, isso pode indicar uma obstrução.
Vômitos sem que saia nada
Muitos donos de cães perguntam se um cão é capaz de desenvolver uma bola de pelo, como os gatos podem. E a resposta é sim. Se um Shih Tzu lambe um pouco o seu pêlo e se a limpeza diária não for feita para escovar os pelos soltos e soltos, é possível que uma bola de pêlo se desenvolva e, consequentemente, obstrua as vias aéreas.
Outros tipos de bloqueio podem acontecer se um Shih Tzu estiver com a boca em um item não-alimentício e isso é bastante comum em cães. Qualquer coisa que esteja no chão é um perigo potencial de asfixia. Isso inclui laços de cabelo, chaves, moedas, etc. Os filhotes adoram quase tudo para entender o que é alimento ou não, e os cães adultos podem bocar objetos tédio ou simplesmente curiosidade.
O objeto pode então ficar preso na garganta e isso pode fazer com que um Shih Tzu faça movimentos de vômito, mordaça e / ou esforço seco.
Com um bloqueio parcial, o cão poderá respirar, mas agirá como se ele precisasse vomitar. Se for uma bola de pelo, pode ou não sair. A ânsia de vômito por mais de 4 ou 5 horas deve ser levada ao conhecimento do veterinário. O cabelo pode ser removido ou podem ser administrados laxantes para ajudá-lo a passar pelo corpo.
Portanto, suas ações rápidas serão necessárias. Todos os donos de Shih Tzu devem saber executar a manobra de Heimlich canina. Primeiro você vai querer ver se você pode remover o objeto, abrindo a boca do seu Shih Tzu e puxando a língua para frente para ver se você pode espionar qualquer coisa. Se você não pode e seu cão está em perigo e asfixia, você vai querer segurar o seu cão em seus braços, com as costas contra o peito.
Cuidadosamente coloque um punho contra o abdômen do seu cão (cerca de 1 polegada sob as axilas do seu Shih Tzu) e faça 4 impulsos rápidos para dentro e para cima. SOMENTE faça isso se a situação exigir, já que a lesão pode ocorrer empurrando com muita força.
Vômito Violento de Projétil
O vômito violento de projétil é uma bandeira vermelha para levar seu Shih Tzu ao veterinário ou ao hospital de animais mais próximo. Existem vários problemas sérios de saúde que podem causar isso, variando de parvo (geralmente acompanhada de diarréia e fraqueza) até vermes.
Vômitos que ocorrem com envenenamento
Um dos motivos para o vômito é o envenenamento. Nunca há um proprietário que espera que isso aconteça, por isso, incentivamos os proprietários a manterem a mente aberta e procurarem sinais disso, mesmo que você não ache que isso seja possível.
Dependendo da substância que foi ingerida, o vômito pode ser intenso (como visto com a ingestão de muitos tipos de plantas venenosas), pode ter outros sintomas (os olhos , nariz e boca sangrarão se um cão ingere veneno de rato) ou pode haver ser seco, com ou sem fraqueza, desmaios, diarréia e / ou agindo angustiado (o cão age em pânico, passos, etc.)
Se você sabe que o seu Shih Tzu ingeriu algo que poderia ser tóxico, chame imediatamente o veterinário. Você pode receber instruções para induzir o vômito (às vezes, isso pode piorar as coisas, portanto, isso deve ser determinado pelo veterinário). Fazer um cão vomitar normalmente é feito através de peróxido de hidrogênio; seu veterinário lhe dará dosagem exata.
Prepare-se para levar o seu cão ao veterinário, juntamente com o elemento que foi engolido (líquido restante de uma garrafa, etc., se aplicável). Na maioria dos casos, as toxinas NÃO passam simplesmente pelo corpo.
Se você não tem certeza se seu cão comeu algo tóxico, jogue “melhor prevenir do que remediar”.
Todos os outros tipos de vômito agudo
Não é incomum que um cão sofra de uma infecção viral aguda que causa vômitos agudos. Apenas se você descartou outras causas, e seu Shih Tzu não mostra nenhuma das “bandeiras
vermelhas” como mencionado anteriormente, você pode tratar disso em casa. O tratamento é coberto a seguir.
Como tratar um shih tzu para vomitar
Com casos agudos de vômitos que não são considerados uma emergência, um Shih Tzu pode descansar e se recuperar em casa devido a problemas estomacais.
1. Imediatamente retenha os alimentos por 12 a 24 horas. Como os alimentos serão vomitados, é importante dar descanso ao estômago. Dependendo de que horas o seu primeiro Shih Tzu vomitou (de manhã ou à noite, quando o seu cão vai dormir em breve), o tempo de retenção de alimentos varia de 12 a 24 horas.
2. Durante esse tempo, certifique-se de que seu Shih Tzu esteja hidratado. Muita água é expelida durante um episódio de vômito; então, essa água precisa ser substituída. E, desde que seu cão não vai comer por um tempo, a água é mais importante do que nunca.
Você pode oferecer pequenos pedaços de gelo; Se estes são feitos com uma mistura de 50/50 de água e suco de maçã puro, isso dará ao seu cão um pouco de açúcar natural muito necessário. Em casos moderados a graves, o veterinário pode recomendar uma mistura 50/50 de água e Pedialyte infantil para substituir os eletrólitos (certifique-se de usar Pedialyte puro e não um com ingredientes extras).
3. Uma dieta sem graça. Uma vez que as 12 a 24 horas se passaram, será hora de começar seu Shih Tzu em uma dieta muito branda. Isto consistirá em uma proteína e um amido. Normalmente, uma boa combinação é carne de frango branco picada e batata-doce. Alternativamente, carne magra com macarrão ou arroz pode ser dada em seu lugar. Não adicione manteiga ou temperos. Sirva pequenas quantidades com frequência, mas nunca force o seu cão a comer.
Após 3 dias, você poderá fazer a transição do seu Shih Tzu de volta para sua comida normal de alta qualidade. Se o seu Shih Tzu vomitou a comida sem graça ou voltar a vomitar uma vez que ele está comendo sua ração, este é o seu sinal de que uma visita ao veterinário é uma obrigação.
Um pensamento final
Você sabe como é terrível vomitar e, para os cães, vomitar é tão ruim quanto. Enquanto um cão pode agir “muito bem” depois de vomitar, isso não deve ser menosprezado.
Problemas de vômitos crônicos devem ser identificados para que mudanças possam ser feitas e um Shih Tzu não precise suportar o que pode ser uma condição estressante, dolorosa e às vezes perigosas.