Os Shih Tzu são animais bastante peculiares. Quem os conhece, sabe que se trata de uma raça ativa, curiosa e ousada. São bastante sociáveis também, gostam de caminhar, conhecer pessoas e em geral se adaptam a outros cães. Apesar disso, é comum na raça reações de medo e nervosismo, que muitas vezes parecem vir sem motivo.
Tudo fora da rotina traz medo
Primeiro, convém observar, que muitas coisas diferentes podem gerar comportamentos de nervosismo e medo. As mais frequentes são: outros cachorros; pessoas desconhecidas; ruídos altos (fogos de artifício, trovões, etc.) e alguns objetos. Outros medos podem ser completamente particulares de um determinado cão e estão associados a alguma situação traumática que este possa ter passado.
Portanto, é natural que quem é pai ou mãe de um Shih Tzu fique curioso em relação a esse comportamento. Esse tema é bastante amplo. Nesse artigo aqui vamos focar no medo a determinados objetos.
Medo de objetos
O medo a determinado objeto pode aparecer por diversos motivos. Um dos motivos é a falta de familiaridade com o objeto. Pense, por exemplo, numa árvore natal. Para nós humanos é uma decoração que nos coloca no clima de fim de ano. Para um cachorro, é um treco grande e luminoso que aparece “do nada” em seu território. Isso pode levar o animal a criar uma resistência ou fobia aquele objeto.
Outro motivo que pode fazer de um objeto um inimigo do seu cãozinho, é a presença de luzes, ruídos ou movimentos imprevisíveis. Brinquedos de criança são um bom candidato aqui. Alguns deles tem iluminação, são barulhentos e se movimentam. Mas vamos ser sinceros, alguns brinquedos incomodam até os próprios humanos. Outros bons exemplos são os aspiradores de pó, secadores de cabelo e outros utensílios domésticos barulhentos.
Como já comentado anteriormente, uma experiência negativa com um objeto pode fazer com que um cão fique com medo ou evite-o no futuro. Esse comportamento, é vantajoso para os cães, pois alguns objetos significam perigo e essa memória contribui para sua segurança. Em compensação, pode ocorrer mal entendidos, e um objeto que não representa risco pode ficar marcado na mente do seu cão como perigoso, o que é bastante inútil e, às vezes, irritante, vamos combinar.
O medo por trauma
Veja como esse medo pode ser aleatório: Se, por exemplo, você acidentalmente colocar uma cadeira em cima da pata do seu cachorro, a dor sentida por ele pode causar medo dessa cadeira no futuro, por mais que a cadeira, por si só, não represente perigo. Nós seres humanos também podemos fazer associações superficiais falsas, então não sejamos apressados em julgar a inteligência do nosso Shih Tzu.
Medo no tratamento dos pelos
Outros objetos que podem causar medo, são aqueles relacionados aos cuidados com a pelagem do Shih Tzu, como por exemplo, escovas de cabelo e aparador de pelos. Convenhamos que isso pode ser um desastre, já que a escovação e a tosa fazem parte da rotina desses cães.
Esse medo pode surgir como resultado do desconforto e estranhamento que essas seções de tosa ou escovação podem trazer. Em geral, é um medo que surge quando o animal é filhote, e que é resolvido com o costume. No início, evite sessões muito longas, o que torna o processo de adaptação mais fácil.
Quando o medo aparece de repente, provavelmente está relacionado a algum evento indesejado que ocorreu no momento da tosa. Esse caso é mais complicado. Pode ser necessário mudar o local da tosa. Ou acompanhar o seu Shih Tzu durante a sessão. Participe conversando, distraindo e passando segurança.
Esconda os objetos de medo
Agora que você consegue compreender os motivos por trás de reações de medo do seu Shih Tzu a determinados objetos, deve estar se perguntando se é possível fazer alguma coisa para ajuda-los. E a resposta é sim. Algumas ações podem ajudar.
Se o objeto não é necessário no dia a dia, você pode recorrer a saída mais fácil: dá fim no objeto. Pode guarda-lo, ou mesmo jogá-lo fora. Como diz o ditado, “o que os olhos não veem, o coração não sente”.
Ressignificação do objeto
Quando não dá para simplesmente se livrar do objeto, você pode apelar para o reforço positivo. Quando seu cão se aproximar do objeto que o amedronta, dê algumas guloseimas e o elogie, buscando acalmá-lo. Às vezes é necessário deixar os petiscos próximo ao objeto, atraindo o cão até ele. Não tente forçar, dê tempo e espaço ao seu cãozinho. Assim ele vai adquirindo confiança e formando uma nova opinião sobre o objeto amedrontador.
Alguns medos podem requerer um processo de “dessensibilização” mais demorado. Nem sempre as guloseimas funcionam, nesse caso, você precisa descobrir quais outras recompensas podem agradar ao Shih Tzu – tente, por exemplo, brinquedo favorito, carícias ou incentivos verbais.
O contato com o objeto deve ser promovido aos poucos, ao longo de várias tentativas. Nos casos de objetos barulhentos, mostre ao cão ele desligado, sem barulho. Com paciência e criatividade, o animal pode ir se acostumando ao objeto e suas características.
Então, agora você já sabe por que os Shih Tzu têm medo de certos objetos e o que pode ser feito para ajudar. Cuidar de cães pode ser um desafio, mas vale a pena. Ficamos felizes de poder ajudar você nessa jornada.