O que fazer com Shih Tzu com gripe ?

shih tzu gripado

Seu Shih Tzu pode estar gripado, é normal acontecer, se o assunto é gripe canina, é importante estar sempre preparado. Essa doença não causa morte na maioria dos casos, o vírus da gripe canina pode deixar seu filhote desconfortavelmente doente, causando a eles e também a você muito estresse e tempo gasto no consultório do veterinário. Se diagnosticado gripe em seu cão, tenha muita calma que tudo vai dar certo.  Você precisa perceber quais os sintomas que seu Shih Tzu está sentindo para perceber casos similares próximo de onde mora.

O que é gripe canina?

A gripe canina, ou vírus influenza canino, é uma doença respiratória infecciosa causada por um vírus influenza A, semelhante aos tipos virais que causam influenza em humanos. Existem dois tipos conhecidos de gripe canina encontradas no Brasil e outros países:

  • H3N8
  • H3N2

O tipo H3N8 realmente se originou em cavalos. O vírus saltou de cavalos para cães, tornando-se um vírus da gripe canina por volta de 2004, quando os primeiros surtos afetaram tipos de corrida em outro país.

O H3N2, teve origem na Ásia, onde os cientistas acreditam que passou de pássaros para cães. O H3N2 é o vírus responsável pelos surtos de gripe canina em 2015 e 2016 nos Estados Unidos.

Como pode perceber, nenhum desses 2 tipos teve origem aqui dentro do Brasil.

Como a gripe canina se espalha?

A forma de transmissão da gripe, é igual a humana entre os cães. A gripe canina é transmitida pelo ar e contato com o infectado. As secreções respiratórias escapam para o ambiente na forma de tosse, latidos e espirros, onde são inaladas por um novo canino infectado. A gripe canina também se espalha por meio de objetos e ambientes contaminados, como tigelas de água , coleiras e superfícies de canis, ou pelo contato com pessoas que tiveram contato direto com um cão infectado.

Locais de grande movimentação de cães, como canis, pet shop de tosa e banho, hotel e parques para cães são criadouros de doenças como a gripe canina. A proximidade dos cães significa que um cachorro latindo, tossindo ou espirrando pode facilmente infectar os caninos ao seu redor. Isso se torna mais perigoso pelo fato de os cães serem mais contagiosos durante o período de incubação, antes de começarem a apresentar sintomas.

Qual período os cães infectados com gripe ficam contagiosos?

O período de incubação da gripe canina é de aproximadamente dois a quatro dias a partir da exposição inicial ao vírus da gripe canina. A disseminação viral começa a diminuir após o quarto dia, mas cães com H3N8 permanecem contagiosos por até 10 dias após a exposição, e cães com H3N2 permanecem contagiosos por até 26 dias. A maioria dos veterinários recomenda isolar cães com H3N2 por pelo menos 21 dias para reduzir o risco de transmissão.

Quase todos os cães que entram em contato com a doença a contraem, mas nem todos os cães infectados apresentam sintomas do vírus. Cerca de 20 a 25 por cento dos cães infectados são assintomáticos, mas esses cães ainda podem transmitir a doença. Se um de seus cães adquirir gripe, mas o outro não parecer afetado, lembre-se de que ele ainda pode ter o vírus. Converse com seu veterinário sobre os procedimentos de quarentena para todos os cães em sua casa.

Sintomas da gripe canina

Como você sabe se seu Shih Tzu está com gripe canina? Existem vários sintomas que precisamos perceber. Os casos de gripe canina variam de leve a grave e, ao contrário da gripe humana, não são sazonais. Fique atento aos seguintes sintomas durante todo o ano:

  • Tosse (úmida e seca)
  • Espirros
  • Secreção nasal
  • Secreção nasal purulenta
  • Olhos escorrendo
  • Febre
  • Letargia
  • Dificuldade ao respirar

 

A maioria dos casos de gripe canina é leve, mas casos graves ocorrem. Nesses casos, os cães desenvolvem pneumonia, dificuldade para respirar e febre alta. Felizmente, a taxa de mortalidade é relativamente baixa, com menos de 10% dos casos de gripe canina resultando em mortes.

Tratamentos para gripe canina

O vírus da gripe canina requer acompanhamento de um veterinário.  Não há cura para a gripe canina. O tratamento é de acordo com seu veterinário para ajudar na recuperação, bem como medicamentos anti-inflamatórios, para reduzir a febre, pode prescrever antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias e também indicar alimentos para esse momento.

Seu veterinário também irá informá-lo sobre os procedimentos de quarentena adequados para evitar a propagação da gripe canina, dependendo do tipo do vírus que seu cão contrair, e pode fornecer informações sobre soluções desinfetantes para usar em sua casa para ajudar a matar o vírus.

Visite o seu veterinário com antecedência, informado dos sintomas da gripe.  Os sintomas de tosse da gripe são muito contagiosas, e evite ficar próximo de outros cães, até mesmo na consulta para evitar que contamine outros cães. Espere em local isolado ou aberto.

Prevenção da gripe canina

A melhor maneira de evitar que seu cão contraia gripe canina é mantê-lo longe de petshop, canil, parques com casos relatados recentemente. Se você entrar em contato com um cão que suspeita estar com gripe canina ou que tenha sido exposto recentemente a ela, lave as mãos, os braços e as roupas antes de tocar em seu próprio cão. Isso reduzirá o risco de transmissão de você para o seu cão.

Existem vacinas disponíveis para os tipos H3N8 e H3N2 da gripe canina. Seu veterinário pode recomendar a vacina.

Sou de Goiânia, editor do site shitzufilhote.com.br, postando muitas novidades, algumas vezes por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *