Comportamento do Shih Tzu quando deixado sozinho

cachorro com ansiedade2

Preciso deixar meu Shih Tzu sozinho, eu posso? Algumas informações que precisa saber antes de se ausentar do seu cão.

O Shih Tzu sofre de ansiedade em caso de separação

Shih Tzu é propenso a ficar muito apegados e devotos aos seus donos, considerando como pai e mãe. A casa onde ele mora é o mundo deles. Tudo o que eles querem fazer é estar perto de você e te fazer feliz.

Alguns donos de Shih Tuz até reclamam que seu Shih Tzu é muito carinhoso, pegajoso e os seguem por toda a casa e até dentro do banheiro.

Se você vai para a sala e seu Shih Tzu vai, para a cozinha te segue também, se acorda de madrugada te acompanha mesmo no escuro. 

A parte ruim disso tudo é que seu Shih Tzu pode se sentir muito inseguro e com medo quando você não está por perto, no mesmo ambiente.

Essa ansiedade de estar sozinho pode levar a resultados preocupantes. Seu Shih Tzu pode fazer uma grande destruição enquanto estiver sem ninguém por perto, e com isso também podem vir a se machucar. 

Não deixa de ser um problema sério deixar seu cão sozinho em casa.

Comportamento Destrutivo

Pode acontecer de um dia chegar em casa e encontrar algo destruído. O canto do sofá pode estar rasgado, chinela mastigada, papel higiênico do banheiro desenrolado e picado. Qualquer objeto que esteja a seu campo de visão e alcance do seu Shih Tzu, onde possa pegar e rasgar.

Toda essa destruição e bagunça não é causado pela maldade ou vingança, esse comportamento vem pelo motivo de medo e ansiedade, gerando uma necessidade de liberar esses sentimentos.

Mastigar Móveis e Arranhar portas

As pernas de mesa e cadeira pode surgir com marcas de dente, colchão e sofás rasgados, pode ser uma descarga de ansiedade toda nesses objetos.  

Muitos donos de Shih Tzu fazem dos seus quartos uma prisão temporária, deixando o cão lá pra evitar que estrague tudo dentro de casa, por consequência provavelmente vai ter a porta arranhada de unhas das patas.

Mastigar a Si Mesmos

O ato de se morder e mastigar também pode fazer parte da ansiedade por estar sozinho. Essa automutilação pode causar manchas, no local fica sem pelos ou ocorre irritação na pele que pode levar a infecções, bem parecido com alergia. Isso só aumentará sua ansiedade e eles também sentirão que estão sendo punidos.

Se for necessário deixar seu Shih Tzu sozinhos, deixe em área ampla, delimite um espaço cercado aonde fique visível para eles de todo o espaço. Eles não se sentirão confinados em prisão.

Ensine usar o banheiro para deixa-lo sozinho

Pode acontecer de ficar o dia todo fora de casa, devido ao tempo fora, existe a necessidade do seu cão fazer suas necessidades. 

Um Shih Tzu de até seis meses de idade não consegue segurar suas necessidades por muito tempo. O tempo de um filhote de Shih Tzu pode segurar a bexiga é por uma hora para cada mês de vida.

Se o seu cachorro Shih Tzu tiver quatro meses, ele deve conseguir segurar a bexiga por quatro horas e se você demora mais que isso terá poças de xixi pela casa, se ele não andar por cima da poça e espalhar mais.

Um Shih Tzu adulto deve ser bom por oito a dez horas.

O Shih Tzu mais idoso, ele pode ter mais dificuldade de se segurar por mais de 8 horas, isso  pode desenvolver diabetes ou doença renal, fazendo eles precisarem ir ao banheiro com muito mais frequência.

Fica muito cansativo e obrigação a necessidade de levar seu cão para passear 1, 2, 3 e até 4 vez por dia, para que ele faça suas necessidades. 

Ensine seu cão a fazer suas necessidades sempre no banheiro dele, para evitar surpresas quando ele estiver sozinho em casa.

Seu Shih Tzu sozinho late, chora e uiva 

Isso pode acontecer quando seu cão está sozinho, você pode descobrir se ocorre esses latidos, choro e uivos, pode acontecer de só seus vizinhos saiba, especialmente se você mora em um apartamento. Todas essas coisas são estressantes para você e para o seu Shih Tzu.

Opções para ajudar seu Shih Tzu 

Para todos esses problemas existe soluções que alivia a ansiedade deles e deixa eles mais felizes.

Troque esse momento que deixaria ele sozinho e experimente:

Creche e/ou hotel para cães 

Encontre um canil que fazem esse papel de creche, aonde terá outros cães, ter interação humana, petiscos e banhos, e vão poder interagir e gerar felicidade, tirando qualquer ansiedade existente. 

Pode ser uma ótima alternativa para não deixar seu Shih Tzu sozinho em casa o dia todo. 

Passeadores de cães

Ter um passeador de cães onde ele busca e leva de volta para sua casa o seu Shih Tzu para passear durante o período que estiver fora.

Fará muito bem para a saúde do seu cão, em poder fazer suas necessidades a qualquer momento, vai se sentir seguro e acompanhado. Forneça ao passeador de cães petiscos para dar no final do passeio e tempo juntos naquele dia.

Tenha outro Shih tzu para fazer companhia para o que já tem em casa

 Adquira um outro Shih Tzu para fazer companhia em casa nos períodos enquanto você está fora é uma ótima maneira de aliviar a ansiedade do seu Shih Tzu. 

Além disso, se um Shih Tzu traz alegria para sua vida, imagine quanta alegria você terá com dois, dois pra andar atrás de você em casa.

Os Shih Tzus se apegam a família toda ou uma só pessoa?

Um é escolhido, Shih Tzus são verdadeiramente cães de uma só pessoa. Eles são muito receptivos com a maioria das pessoas que conhecem, mas só vão amar uma. Tenho essa experiência dentro de casa.

Eles sofrem mais quando essa pessoa em específico fica fora de casa, mais fica feliz se tem alguém da casa junto a eles.

Para resumir tudo:

Certamente você pode deixar seu Shih Tzu sozinho, descansando sozinho. Com a convivência você observar sinais de ansiedade por estar sozinho, para poder lidar com isso da melhor forma possível, ensine seu SHih Tzu a usar o banheiro, sempre deixe uma ração nova e água fresca e boa pra beber, em local que não vai pegar sol. 

Se tiver possibilidade leve para uma creche, entregue a um passeador ou traga outro shih tzu para fazer companhia para o seu de casa. 

 Observação:

Problemas com cães em geral somente com conselho veterinário. Sempre verifique com seu veterinário de confiança se estiver preocupado com o comportamento do seu Shih Tzu. 

Sou de Goiânia, editor do site shitzufilhote.com.br, postando muitas novidades, algumas vezes por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *