Alimentar o Shih Tzu corretamente é essencial para o seu desenvolvimento e saúde. Por ser uma raça menos popular, os donos desses animais têm muitas dúvidas a serem respondidas. E a preocupação quanto a fornecer uma alimentação correta é uma das mais importantes.
Nesse artigo, nosso enfoque é a alimentação complementar a ração. Quais alimentos são mais indicados? Qual a quantidade? Quais não devem ser utilizados? Caso esteja buscando essas respostas, continue aqui com a gente.
Uma boa alimentação
A base de uma boa alimentação é uma ração de qualidade, na quantidade correta. Na embalagem da ração existe orientação quanto a porção indicada para cada tipo de animal. Recomenda-se, a partir dos três meses, a acostumar o Shih Tzu a comer em horários regulares, totalizando três refeições por dia.
Nem só de ração vive o cão
No entanto, além da ração, tem outros alimentos podem ser utilizados para complementar a dieta. Não apenas por questão de saúde física, mas também de saúde emocional. Pois é, da mesma forma que você enjoaria se comesse sempre a mesma comida, os Shih Tzu e demais raças de cachorros, também enjoariam. Eles gostam de variedade: no sabor, na cor, na textura e no cheiro.
Comida humana feita para cães
Os alimentos que usamos na nossa alimentação, muitos deles podem ser dados para seu Shih Tzu. Devem ser devidamente cozidos. Não se deve acrescentar sal ou tempero. E a quantidade e a frequência são moderadas. Lembre-se que são petiscos, para complementar a alimentação.
A lista de alimentos permitidos é bastante comprida e inclui: frango, carne moída, fígado cru ou cozido, ovos crus ou cozidos, cenouras cruas ou cozidas, batata doce, abóbora cozida, iogurte natural, Kefir, óleo de coco e frutas. Fique atento para algumas recomendações.
Dicas importantes:
Com relação as frutas, não são todas que podem ser dadas. São recomendadas: banana, maçã, caqui, pera, manga, goiaba, morango e melancia. Elas precisam ser dadas sem casca e sem caroço ou semente. Porções pequenas e cortadas em cubo ou fatiadas. Dentre as frutas não recomendadas, inclui-se: uva, abacate e carambola. Para mais recomendações a respeito de quais frutas e alimentos em geral, podem ser dadas aos Shih Tzu, leia essa categoria de artigos aqui.
Apesar desses alimentos serem seguros e saudáveis de forma geral para os Shih Tzu, cabe ao dono observar como que seu animal reage de forma específica a cada um deles. Caso perceba rejeição ou reações indesejadas, tais como vômitos, o alimento deve ser retirado e, caso julgue necessário, consulte um veterinário isso é muito importante.
Sobras de comidas humanas não são recomendadas.
Para os donos que querem alimentar seus cães por conta própria, ou seja, com comida caseira, deve-se lembrar que as sobras da comida humana não são recomendadas. Isso porque o metabolismo desses animais funciona diferente do nosso, o que requer cuidados especiais. Os alimentos caseiros devem ser cozidos sem sal e especiarias, como já explicado. Além disso, comidas industrializadas, contendo corantes e outros aditivos, são altamente prejudiciais para os cães.
Recomendações para as variedades
Uma dieta saudável para um Shih Tzu deve conter proteína animal de boa qualidade, gordura em pequena quantidade, carboidratos e vegetais e frutas para complementar. Os carboidratos mais recomendados incluem: arroz, farinha de trigo, soja, milho, cenoura, brócolis e espinafre (em pequenas quantidades). As proteínas mais nutritivas são a carne vermelha e órgãos como fígado e rins. Também pode ser usado frango ou peixe. Frutas podem ser usadas para complementar, pois são fontes de vitaminas, antioxidantes e minerais, além de possuírem frutose (açúcar natural) que deixa os Shih Tzu bastante felizes.
A quantidade preparada deve ser pequena, pois o alimento muito tempo conservado na geladeira não é recomendado. Dois dias no máximo.
Quando o cão foi acostumado a comer apenas ração, a inclusão de outros alimentos ou mesmo a mudança de dieta para comidas caseiras, deve ser feita aos poucos. Introdução brusca de novos componentes alimentares pode não ser bem recebida pelo organismo do seu cachorro.
Ração é muito importante para o cão, mais pode misturar sim…
Quanto ao caso de tirar completamente a ração, esse é um passo que pode custar mais caro ou exigir maior tempo no cuidado com o cão. Por isso deve-se ser bem pensado. Recomenda-se, claro, conversar com um veterinário, para receber recomendações específicas e fazer o acompanhamento necessário.
Os alimentos que não devem ser dados aos Shih Tzu incluem: sementes de frutas, ossos cozidos, uva passas, macadâmia, chocolate, batata crua, cebola, sal, bebidas alcoólicas, doces em geral, molhos em geral, farinha branca, amendoim, salsichas, queijos amarelos, leite e algumas frutas, como as já citadas.
Com todas essas dicas, você já está preparado para cuidar bem do seu Shih Tzu. Sempre tem mais alguma coisa para aprender, é claro. Aqui no site, você pode encontrar mais dicas de alimentação, como também de outros assuntos relevantes para a saúde e felicidade de seu cão.